Diretório Acadêmico de Biomedicina

Diretório Acadêmico de Biomedicina - FACULDADE ASCES

Av. Portugal, 1019. Bairro Universitário; Caruaru – PE. Por trás da Biblioteca do Campus II da Faculdade Asces
[PRESIDENTE] (81) 89119206
dabioasces@gmail.com

ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE BIOMEDICINA NO IHENE

11/10/2012 13:16

 

ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE BIOMEDICINA NO IHENE

estudantes do curso de Biomedicina com seu preceptor de estágio, que realizam seus estágios supervisionados no IHENE - Instituto de Hematologia do Nordeste em Recife. Trata-se de uma das áreas que mais cresce no estado.

 

As estudantes do 8º período do curso de Biomedicina Jessica Vasconcelos, Kalyne Larissa, Maria Jaciane Mendes e Waleska Mayara Gomes, dentro da nova dinâmica curricular do curso de Biomedicina da Asces, realizam seu Estágio Supervisionado II no IHENE – Instituto de Hematologia do Nordeste, na cidade de Recife, prevendo, até o final do semestre, o cumprimento de 500 horas de atividades curriculares. A foto mostra as estagiárias e o preceptor de estágio, Dr. Ricardo Oliveira, gestor de qualidade do IHENE.

O IHENE é o filho mais novo da rede de Bancos de Sangue IHEBRAS. Há sete anos esta rede nacional percebeu a necessidade de suprimento de sangue e seus derivados em Pernambuco e estendeu seu atendimento para nosso estado, suprindo um déficit de aproximadamente 40% de hemoderivados do Recife e região metropolitana.

 

O Instituto possui, além de sua sede, mais quatro agências transfusionais nos seguintes hospitais: Real Hospital Português, Hospital Esperança, Hospital Geral de Jaboatão e IMIP, onde as estagiárias também cumprem carga horária.

O IHENE é considerado o maior centro especializado em doações por aférese do Norte e Nordeste, oferecendo aos pacientes submetidos a transplantes de medula óssea e pacientes oncológicos maior segurança e qualidade durante as transfusões realizadas com hemocomponentes irradiados e filtrados. Além disso, o Instituto abriu o programa pioneiro de Transplante de Medula Óssea da região e o primeiro Banco de Cordão Umbilical e Banco de Ossos.

“A realização do Estágio Supervisionado II no IHENE será um diferencial no nosso currículo, uma vez que estamos vivenciando uma área de grande interesse atual. A referida instituição é composta de Banco de Sangue, Banco de Cordão Umbilical e Transplante de Médula Óssea, a partir do elucidado, fica evidente a amplitude do mundo em que nos inserimos”, comenta a estudante Waleska Mayara, que, além de estagiar no IHENE, realiza seu Trabalho de Conclusão de Curso no HEMOPE, também de Recife.

 

O supervisor de estágio na área de Banco de Sangue e Hemoderivados, Prof. Fabrício Andrade Martins, que, além de docente da Asces, é biomédico do Banco de Sangue da Universidade de Pernambuco – UPE, comenta o desempenho das estagiárias: “Trata-se de uma área em constante crescimento no nosso estado e o IHENE tem a vantagem de proporcionar ao estagiário, além vivência em hemoderivados, áreas que envolvem a Biotecnologia, como por exemplo a produção de cola de fibrina, albumina humana, terapia com células tronco de cordão umbilical e biologia molecular e nossas estudantes mostram um excelente desempenho”.

 

Mais informações sobre o IHENE no site: www.ihene.com.br