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INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PROJETO DE EXTENSÃO
Palavras-chave
Diretório Acadêmico de Biomedicina da ASCES
Fundado aos 23 de agosto de 2006
Campus II da Faculdade ASCES - Associação Caruaruense de Ensino Superior
Av. Portugal s/n, Bairro Universitário, Campus II
Caruaru/PE – CEP: 55.016-901
REGRAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO II BIOMEDICINA WORKSHOP
1. SUBMISSÃO
1.1. A submissão de proposta de trabalho acadêmico para ser apresentado no Workshop deverá ser feita por meio de apresentação de resumo do trabalho;
1.2. O resumo deve ser enviado para o e-mail (dabioasces@gmail.com) até o dia 16 de novembro (Quarta-Feira), com confirmação da inscrição somente acontecendo após entrega de 2 kg de alimentos não perecíveis na sede do Diretório Acadêmico de Biomedicina;
1.3. Deve-se ter indicado que tipo de apresentação o autor deseja do trabalho, desse modo podem-se escolher entre dois grupos, apresentação oral ou apresentação em pôster.
1.4. Cada trabalho terá um número máximo de cinco participantes, incluindo o autor principal e orientador. Não há número limite de co-autores. Entretanto, cada participante só poderá apresentar na qualidade de autor principal em até dois trabalhos.
1.5. O autor principal deverá ser estudante da Faculdade ASCES e a lista de co-autores do trabalho deverá incluir ao menos um professor dessa IES, que será considerado como orientador, caso essa exigência não seja cumprida, o trabalho é automaticamente rejeitado.
1.6. Em caso de existir um professor co-orientador, será permitida nessa ocasião a composição do trabalho por seis membros, ou seja, dois professores e quatro estudantes.
1.7. As áreas que o Workshop terá como focos serão: Acupuntura, Análise Ambiental, Análises Bromatológicas, Análises Clínicas, Análises Forenses, Banco de Sangue, Biologia Molecular, Biotecnologia, Citogenética, Docência, Epidemiologia, Estética, Genética, Hematologia, Imagenologia, Microbiologia, Patologia, Reprodução Humana, Saúde Pública.
1.8. Os alunos que desejem participar do II Biomedicina Workshop deverão inscrever-se na sede do Diretório Acadêmico de Biomedicina, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, que será utilizado para a realização de uma ação social, com local ainda a ser estabelecido pela direção do diretório.
2. MODALIDADES DO TRABALHO
2.1. Os trabalhos devem encaixar-se em uma das seguintes modalidades:
2.1.1. Revisão de Literatura: A revisão de literatura refere-se à fundamentação teórica que você irá adotar para tratar o tema e o problema da pesquisa, tratando-se de um processo de levantamento e análise do que já foi publicado sobre o problema escolhido. Você pode formular um trabalho como forma de revisão narrativa, revisão sistemática, pesquisa documental, proposição/discussão de modelos teóricos etc, desde que com situação problema, objetivo específico e resposta (resultados) bem definidos; ou seja, deve ter obrigatoriamente um caráter crítico ou inovador.
2.1.2. Projeto de Pesquisa: Aqui se incluem os projetos de estudos de campo, laboratoriais ou clínicos, para que possam ser debatidos e aperfeiçoados pelas contribuições recebidas durante o evento. Não cabem projetos de estudos teóricos.
2.1.3. Inovação: Nesse caso incluem-se as proposituras de novos produtos, técnicas, processos ou procedimentos, baseadas em avaliação experimental ou experiência acadêmica/clínica/profissional, não cabendo propositura baseada apenas na fundamentação teórica.
2.1.4. Estudo de Caso: Aqui se incluem as discussões críticas, aprofundadas e fundamentadas de casos ou situações raras ou peculiares que possam contribuir com informação nova ou em maiores detalhes sobre esses casos ou situações.
2.1.5. Resultados de Estudos: Nesse caso incluem-se os estudos não-teóricos que já tenham coletado e analisado dados, alcançando resultados, mesmo que parciais.
2.1.6. Relatos de Casos de Estágios: Neste campo devem-se incluir os trabalhos que tragam atualizações presentes na rotina encontrada durante os estágios supervisionados e referenciá-los, sendo de interesses, aqueles aos quais mostrarem certo grau de relevância científica.
2.1.7. Relatos de Monitorias: As vivências durante o período no qual o aluno desempenhou o papel de auxiliar do professor, com as relevantes contribuições que ele possa ter possibilitado para o melhoramento e bom funcionamento de determinada disciplina em questão.
2.1.8. Relatórios de Projetos de Extensão: Assim como os relatos de monitoria, os relatos para Projetos visam a explanação sobre o que faz o projeto no qual o aluno participa ou participou, como também sua contribuição científica em determinado momento do projeto.
2.2. O resumo deverá apresentar a seguinte estruturação:
2.2.1. Escrito com o programa Word (Microsoft), folha A4, em espaçamento simples, margem superior e esquerda 3 cm e inferior e direita 2 cm, fonte Arial tamanho 12;
2.2.2. Título (centralizado e em CAIXA ALTA);
2.2.3. Nome dos autores (uma linha abaixo do título, com os nomes um abaixo do outro e alinhados a direita, sendo o primeiro nome o do autor principal/apresentador);
2.2.4. O nome do aluno apresentador deve estar sublinhado e acompanhado de asterisco (*);
2.2.5. Corpo do resumo (duas linhas abaixo do nome do curso, em parágrafo único e com alinhamento justificado), com extensão mínima de 450 e máxima de 700 palavras e ser do tipo estruturado, ou seja, cada tópico deverá iniciar com o termo específico em negrito (ex. Objetivo...; Método...; Resultado...; Conclusão), e seguir com a descrição do mesmo. É proibida a inclusão de gráficos, tabelas ou outras ilustrações no corpo do resumo;
2.2.6. Descritores (palavras-chave; uma linha abaixo do corpo do resumo e iniciando com o termo "Descritores:" em negrito);
2.2.7. Email e telefone de cada autor e co-autor e número de matrícula em caso de estudante (duas linhas abaixo de Descritores).
3. SELEÇÃO DE TRABALHOS
3.1. Os trabalhos que não estiverem em acordo com as normas aqui estabelecidas serão rejeitados, bem como aqueles com considerável número de erros gramaticais e/ou de digitação.
3.2. Os trabalhos aprovados quanto à estruturação e redação receberão da Comissão de Seleção uma nota de zero a dez (0 a 10).
3.3. A lista de trabalhos aprovados e selecionados será divulgada no hotsite do evento (https://.dabioasces.webnode.com.br/trabalhos-aceitos/) até o dia 18 de Novembro (Sexta-Feira), com a indicação do dia da apresentação de cada trabalho.
4. APRESENTAÇÃO
4.1. Os trabalhos acadêmicos geralmente apresentam os tópicos listados a seguir. Apesar de alguns desses tópicos não se aplicarem a todos as modalidades de trabalhos (como Projeto de Pesquisa que não tem, obviamente, resultados, discussão e conclusão) e de haver alguma flexibilidade para com a organização dos mesmos, conforme a formação e visão do professor orientador recomendam-se as orientações abaixo:
4.1.1. Título: deve refletir o conteúdo de forma clara e resumida e despertar a leitura;
4.1.2. Autores: aqueles que participaram efetivamente do trabalho, indicando a instituição de origem.
4.1.3. Introdução: deve apontar claramente a justificativa e relevância do trabalho (não é necessário no resumo, mas pode existir de forma sucinta);
4.1.4. Objetivo(s): deve apontar de forma precisa o que se quer alcançar com o trabalho
4.1.5. Metodologia: deve descrever detalhadamente as etapas, os procedimentos e instrumentos de realização do trabalho, indicando o período e locais de realização do mesmo (para revisão de literatura, entendam local como as bases ou fontes consultadas);
4.1.6. Resultados: apresentam, de forma organizada e esquematizada, os dados obtidos com o estudo;
4.1.7. Discussão: confronta os resultados do estudo com os de outros estudos similares, apontando justificativas-hipóteses que possam explicar as concordâncias e discordâncias entre os resultados (geralmente não se inclui no resumo, a não ser que seja extremamente necessária, o que é mais comum em estudos teóricos, e mesmo assim, de forma breve);
4.1.8. Conclusão: é a resposta ao(s) objetivo(s) e deve ser baseada nos métodos e resultados do estudo;
4.1.9. Referências: utilizar as mais importantes e recentes, e dentro das normas da ABNT NBR 6023: 2002 ou estilo Vancouver (não se inclui no resumo).
4.2. A exposição no formato Apresentação Oral seguirá as seguintes normativas:
4.2.1. Devem ser elaboradas em Power Point (em versão compatível com a versão 2003);
4.2.2. O arquivo digital com a apresentação deverá está salvo em CD-ROM (como arquivo único), pen-drive ou os autores poderão fazer uso de seus próprios notebooks.
4.2.3. A apresentação terá duração máxima de 15 min. para exposição e 5 min. para discussão.
4.2.4. A presença dos demais co-autores é obrigatória, sendo a do professor orientador facultativa.
4.3. As apresentações dos Pôsteres seguirão as seguintes normativas:
4.3.1. Devem ser levados e afixados pessoalmente pelos autores, sob a orientação da Comissão Organizadora.
4.3.2. Legível a uma distância mínima de 2 metros.
4.3.3. Dimensões: altura 1,20 a 1,40m; largura 0,80m a 1,00m.
4.3.4. Fonte: Tipo recomendado: Times New Roman ou Arial. Tamanho recomendado para título mínimo 40; para o texto, mínimo 22. Cor da fonte: destacando-se ao máximo da cor do segundo plano (segundo plano mais claro possível com fonte mais escura possível e vice-versa).
4.3.5. Alinhamento justificado;
4.3.6. Sempre que possível, substituir texto por figuras, fotos, tabelas e esquemas auto-explicativos.
4.3.7. Apresentação: Durante todo período estabelecido pela Comissão Organizadora para a exposição do pôster, ao menos um autor, preferencialmente o autor principal, deverá está presente para responder aos questionamentos dos visitantes. Quando da presença e solicitação de avaliador por apresentação do trabalho, a mesma deverá ser feita em, no máximo, 10 min. com tempo de discussão a critério do(s) avaliador(es).
4.4. As apresentações dos trabalhos, seja de pôster ou no formato de apresentação oral, também serão avaliadas por uma Comissão e receberão nota de zero a dez.
4.5. O pôster que obtiver maior nota média receberá certificado com menção honrosa e premiação e os dois trabalhos no formato de apresentação oral que alcançarem a maior nota média receberão premiação, além de certificado.
4.6. No caso de pôster, farão parte da composição da nota final, para os fins citados no item anterior, 30% da nota atribuída ao resumo, durante a submissão do trabalho, e 70% da nota atribuída durante a apresentação; no caso de apresentação oral, haverá um número maior de avaliadores durante a apresentação, cuja média aritmética constituirá a nota final.
O Diretório Acadêmico de Biomedicina gostaria de agradecer ao Professor Etenildo Dantas Cabral por possibilitar a utilização do seu trabalho como fonte para a base da criação deste edital. Sendo assim, mostramos nossa imensa gratidão ao mesmo.