Diretório Acadêmico de Biomedicina

Diretório Acadêmico de Biomedicina - FACULDADE ASCES

Av. Portugal, 1019. Bairro Universitário; Caruaru – PE. Por trás da Biblioteca do Campus II da Faculdade Asces
[PRESIDENTE] (81) 89119206
dabioasces@gmail.com

Sobre Nós

    A biomedicina é uma ciência que está situada entre as práticas da medicina e as teorias da biologia, sendo uma carreira fortemente multidisciplinar. Encontra-se principalmente voltada para a área de pesquisa, com temas que abordam a pesquisa de doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com intuito de encontrar sua causa, mecanismo, prevenção, diagnóstico e tratamento. O biomédico pode atuar em diversas áreas dentro de um laboratório de análises clinicas, desde a administração, supervisão, gerenciamento e na área das análises em si, promovendo  estudos, docencia e pesquisa, envolvendo as análises clínicas, a genética, biologia molecular de fluídos, células e tecidos humanos, procurando assim formas eficientes de prevenção, exames clínicos mais eficientes e também práticas saudáveis para uma melhor saúde da população. O profissional Biomédico atua geralmente em parceria com outros profissionais como médicos, biólogos, bioquímicos e farmaceuticos e esta em vigor desde a regulamentação pela Lei Federal nº 6.684, de 03 de setembro de 1979 e Decreto Nº 88.439, de 28 de junho de 1983.

 

    Nós do Diretório Acadêmico de Biomedicina, compomos a Faculdade ASCES, uma instituição de ensino superior privada do agreste pernambucano que visa o melhor engajamento, dos cursos ao qual ostenta, com os problemas sociais e qualificação profissional para melhor resolvê-los. Seus alunos têm aulas em dois campus situado no município de Caruaru-PE e desenvolvem capacidade crítica e adaptativa para se engajar ao meio no qual encontra-se e procurar as mais sensatas soluções para alterá-lo, transformando-o em um ambiente melhor.

Histórico do Diretório Acadêmico

de Biomedicina da Faculdade asces

 

 

    Após quatro décadas de trabalhos prestados à educação da cidade e da região, a ASCES registra mais um importante feito ampliando em 2003 o leque de opções de cursos de graduação. Iniciam-se nesse ano os cursos de Biomedicina, Educação Física e Fisioterapia, contando com uma infraestrutura que não fica a dever aos grandes centros de educação universitária.

    Proporcionalmente ao compromisso da instituição oferecendo ensino de destacada qualidade, destaca-se também o interesse do alunado, desde o envolvimento com a prática pedagógica diária, às ações de cunho social e filantrópico.

    O transcorrer das atividades ao longo do processo apontam para a necessidade da criação de uma instituição representativa dos alunos de cada graduação. Aos poucos vão sendo instaladas Assembléias para tratar da criação dos Diretórios Acadêmicos.

    Aos vinte três dias de agosto de 2006 os alunos do curso de Biomedicina deram a largada, instalando Assembléia Geral sob a presidência do aluno Carlos Renato França de Carvalho Mota e secretariado pelo aluno Conrado Bastos Batista, tendo na pauta: Fundação da entidade representativa dos Estudantes de Biomedicina da ASCES; escolha do nome do Diretório Acadêmico; aprovação do estatuto que rege a entidade; e formação da Comissão Eleitoral que organizaria a eleição da primeira diretoria. Participaram da Assembléia 106 alunos para os quais foi apresentado o estatuto do Diretório Acadêmico de Biomedicina, que após ser apreciado, recebeu aprovação dos presentes. A escolha do nome se deu por votação, sendo confirmado por maioria de votos o de Diretório Acadêmico de Biomedicina da FAAPE.

    A comissão escolhida na mesma assembléia para coordenar o processo eleitoral da primeira Diretoria do Diretório Acadêmico de Biomedicina da FAAPE foi composta por: Vanessa de Albuquerque Silva, Renata Márcia, Anne Priscila, Giulianno Rodrigo e Carlos Alberto.

    Ao final da assembléia declarou-se fundado o Diretório Acadêmico de Biomedicina, órgão representativo dos estudantes do curso de Biomedicina da Faculdade do Agreste de Pernambuco da Associação Caruaruense de Ensino Superior.

    A Comissão Eleitoral deu início aos seus trabalhos no dia 29 de agosto de 2006 quando abriu as inscrições para as chapas que desejavam concorrer às eleições da primeira Diretoria do D.A. de Biomedicina da FAAPE. Duas chapas se inscreveram, a Chapa 1 composta por: Carlos Renato França de Carvalho Mota (Presidente); Ewerton Gomes Florêncio (Vice-Presidente); Amanda Priscila Amâncio (1ª Secretária); e Conrado Bastos Batista (Tesoureiro); e a Chapa 2 composta por: Marcos André Araújo Duque (Presidente); Arícia Batista de Lima (Vice-Presidente ); Fabíola Ruth de Almeida Lima (1ª Secretária); e Alyne Fernanda Torres de Lima (Tesoureiro). As eleições foram convocadas para os dias 11 e 12 de setembro do ano em curso e transcorreram tranqüilamente contando com a presença de 173 alunos. Ao final do pleito houve a contagem dos votos obtendo-se o seguinte resultado: a Chapa 1 obteve 116 votos; a Chapa 2 obteve 50 votos; 5 votos  em branco; e 2 votos nulos. Logo após o termino da apuração, a Comissão Eleitoral declarou eleita a Chapa 1.

    No dia 27 de setembro de 2006, a Comissão Eleitoral deu posse à primeira Diretoria do D.A. de Biomedicina da FAAPE composta por Carlos Renato França de Carvalho Mota (Presidente); Ewerton Gomes Florêncio (Vice-Presidente); Amanda Priscila Amâncio (1ª Secretária); e Conrado Bastos Batista (Tesoureiro). Após a posse, o Presidente do D.A de Biomedicina da FAAPE nomeou os secretários que passaram a compor o mandato juntamente à diretoria, foram eles: Elaine Martins de Moura (Secretária de Ensino e Pesquisa); Emanuel Rodrigues de Moraes Filho(Secretário de Extensão e Esportes); José David Costa Bitencourt (1º Secretário de Cultura e Eventos); Efraim Naftali Lopes Soares (2º Secretário de Cultura e Eventos); Araken Albino Galindo de Souza (Secretário de Imprensa); Eveline Crisleine Santos (Secretária de Divulgação); e Gustavo Jorge de Moraes Batista (Secretário de Marketing).                                                         

História do Projeto

O Diretório Acadêmico de Biomedicina começou seus primeiros passos assim que o curso de Biomedicina foi instalado na Faculdade ASCES, antes Associação Caruaruense de Ensino Superior, onde em 23/10/2006 foi empossada a primeira diretoria do mesmo.