Diretório Acadêmico de Biomedicina

Diretório Acadêmico de Biomedicina - FACULDADE ASCES

Av. Portugal, 1019. Bairro Universitário; Caruaru – PE. Por trás da Biblioteca do Campus II da Faculdade Asces
[PRESIDENTE] (81) 89119206
dabioasces@gmail.com

Mais que Dinheiro, 9 Razões para Motivar seus Empregados

07/01/2012 22:16

    A partir dessa semana, será criada a Coluna Quinzenal, que pretende tornar o site mais visitado e trazer matérias sempre relevantes para os biomédicos em formação e os já formados, fazendo assim com que suas habilidades continuem sendo desenvolvidas mesmo após suas aulas da faculdade, dentro de suas casas. Para primeira matéria, tomei a frente para escolher o tema sozinho, pois ainda não foi realizada a primeira reunião de pauta com a turma que ficará responsável pelo site, sendo assim, leiam um pouco sobre empreendedorismo, uma área que acho de suma importância para todos, que assim como eu, querem tornar-se um profissional completo, seja lidando com assuntos corriqueiros dentro de laboratórios ou lutando diariamente pela atualização para uma melhor pesquisa ou ensino aos seus pupilos. Boa leitura.

 

Mais que Dinheiro, 9 Razões para Motivar seus Empregados

por Ilya Pozin - @ilyaNeverSleeps

adaptado do site - www.inc.com/ilya-pozin/9-things-that-motivate-employees-more-than-money.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

    A habilidade de motivar empregados é uma das maiores habilidades que um empresário pode conter. Há dois anos percebi que não tinha essa habilidade, então contratei um CEO que possuía tal habilidade, uma vez que ele vinha trabalhando a mais de 12 anos no mundo corporativo. Mesmo sabendo de suas capacidades, eu ainda estava um pouco cético a respeito do mesmo, já que estamos passando por alguns percalços durante o crescimento e a falta de dinheiro na empresa poderia causar um sério problema com o comprometimento da equipe.

Porém, eu estava errado.

    Com a ajuda dele, que colocou pessoas certas para a gerência das equipes, ele não só conseguiu reconstruir a cultura que a empresa já matinha, mas também criou um time de trabalho tão forte e comprometido com o crescimento da empresa quanto eu.

Listo agora, nove atitudes que aprendi com ele e que fizeram a empresa elevar o nível dos seus funcionários:

 

1 – Seja generoso com elogios. Todos desejam isso e é uma das coisas mais fáceis de ser fazer. Quando eles vem diretamente do CEO, com certeza atingem expectativa que não estavam programadas, e os funcionários tornam-se mais motivados. Cada nova conquista dos funcionários deve ser elogiada, primeiro individualmente, e posteriormente, quando você se sentir mais confortável, os elogie na frente dos outros.

2 – Quebre as correntes dos gestores.  Projetos sem gerentes? Isso não é lógico! Experimente-os. Capacitar todos os seus funcionários para trabalharem em conjuntos, sem ter que ser preciso um ser o responsável pela criação do relatório final, pode trazer maravilhas para seu grupo. Reflita sobre isso. O seria pior que deixar seu supervisor para baixo?  Deixar toda a equipe para baixo! Permita que as pessoas trabalhem em equipe, com todos os funcionários ao mesmo nível, isso pode acabar gerando projetos melhores e mais rápidos. Eles chegaram mais cedo, saíram mais tarde e iram dedicar o máximo de suas energias para resolução de problemas.

3 – Faça com que suas ideias sejam compartilhadas com todos. Pessoas odeiam que lhes digam o que devem fazer. Em vez de ordenar algo, pergunte a eles de uma forma que os faça sentir como parte daquela ideia. “Eu quero que você faça dessa forma” poderá se transformar em “Você acha que é uma boa ideia, se fizermos dessa foram?”

4 – Nunca criticar ou corrigir. Ninguém, eu disse, ninguém, quer ouvir que fez algo de errado. Se você procura um desmotivador, achou. Tente encontrar uma abordagem mais indireta, que leve a pessoa a melhorar, utilizar dessa experiência falha para aprender e se corrigir. Pergunte: “Essa foi à melhor maneira de abordar o problema? Por que não? Você tem alguma ideia do que poderia fazer para melhorar o resultado?” Com isso, você está tendo uma conversa para a obtenção de uma conclusão, não apontando o dedo para o errado.

5 – Faça de todos líderes. Destaque os pontos fortes de cada membro da sua equipe, deixe-os saber que por sua excelência, você o deseja usar como ponto de referência para os outros. Você acaba criando uma alta fasquia e todos se tornam motivados para viver de acordo com a reputação de um líder naquela área.

6 – Chame um empregado para almoçar uma vez por semana. Surpreenda-os. Não precisa explicar que está aderindo a uma nova política dentro da empresa. Literalmente, levante e vá até um funcionário e convide-o para almoçar. É uma maneira fácil de demonstrar a eles que você nota, valoriza e reconhece um bom trabalho.

7 – Presenteei seus funcionários com reconhecimento e pequenos brindes. Há muitas formas de se alcançar isso. Fale em voz alta qual ação essa pessoa fez de bom para a empresa durante uma reunião. Realize concursos ou jogos interativos, com os resultados a mostra para todos. Dê prêmios tangíveis, que não venham a quebrar o caixa da empresa. Experimente coisas como jantares, troféus, serviços de SPA, placas, entre outros.

8 – Festas da empresa. Faça as coisas como um grupo de diversas maneiras. Faça piqueniques da empresa. Organize festas de aniversário. Realize Happy Hour. Não espere até as festividades de fim de ano ou férias da empresa, organize eventos durante todo o ano, para lembrar a sua equipe, que estão sempre juntos e com a mesma finalidade.

9 – Compartilhe as recompensas – e perdas. Quando a empresa está bem, é bom comemorar. Este é o melhor momento para você demonstrar que está grato pelo trabalho árduo de todos. Demonstre a todos o quão longe você pode chegar se todos continuarem com um bom trabalho em equipe. Se houver decepções, compartilhe com todos. Se você esperava melhores lucros, mas não atingiu o esperado, seja honesto e transparente, mostre a todos a realidade da empresa.