Diretório Acadêmico de Biomedicina

Diretório Acadêmico de Biomedicina - FACULDADE ASCES

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PROJETO DE EXTENSÃO ÁGUAS DO AGRESTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

01/12/2011 16:47

Autores: F.C.E. Silva; G.M.S. Xavier; L.P.P. Loiola

Orientador: A.T. Jácome Júnior

Data: 23/11/2011


Resumo:

Introdução: A formação de profissionais de saúde requer um ensino de qualidade, que lhe confira competência na realização de atividades tecnicistas, de pesquisa e com aplicações sociais. Nessa perspectiva, o Projeto Águas do Agreste é um projeto sócio-educacional que visa a promoção da saúde em escolas de nível fundamental do Agreste pernambucano, que articula o ensino e a pesquisa focando em ações sócio-educacionais de promoção da saúde. Essa ação extensionista serve como base para o desenvolvimento de um trabalho voltado para a avaliação da potabilidade da água utilizada para consumo humano.  A avaliação da qualidade da água é um parâmetro crucial para a manutenção da qualidade de vida de uma população uma vez que este líquido precioso possui diversas funções no organismo humano gerando saúde e bem-estar. A ação intersetorial envolvendo a Faculdade ASCES, Secretarias municipais de Educação e Saúde da cidade de Caruaru e Vigilância Sanitária visa identificar e enfrentar os macrodeterminantes do processo saúde-doença buscando a transformação favorável na direção da saúde, através da análise bacteriológica da água acompanhada por ações educativas (palestras, peças teatrais e músicas autorais). De acordo com o a Organização Mundial de Saúde ocorrem no mundo anualmente, 3 milhões de mortes relacionadas com o consumo de água não potável. Objetivos: Relatar experiências de um Projeto de Extensão Universitária enquanto modelo de prevenção de doenças de transmissão hídrica e promoção da saúde utilizando monitoramento bacteriológico, música e teatro apresentados aos escolares durante atividades sócio-educativas em escolas da rede municipal e estadual do Agreste pernambucano. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência onde foram coletadas 120 amostras de água em 94 instituições (22 estaduais, 67 municipais e 5 ONGs) em 25 cidades, selecionadas aleatoriamente durante o período de maio de 2008 a novembro de 2011. As análises tinham como intuito revelar os possíveis riscos à saúde dos consumidores expostos à presença de coliformes totais e termotolerantes, presentes nas águas consumidas, tomando com base os padrões de potabilidade estabelecidos na Portaria 518 de 25 de março de 2004 do Ministério da Saúde. Para todos os microrganismos pesquisados aplicou-se a técnica convencional dos tubos múltiplos. Foram elaboradas 2 cartilhas educativas, 7 músicas relacionadas ao tema e 1 revista em quadrinhos com personagens educativos. Foi criada uma peça teatral pelos alunos extensionistas. Resultados: Das 120 amostras analisadas 74,16% apresentaram positividade para coliformes totais e 25,83% para coliformes termotolerantes. 16 escolas foram revisitadas e 17,65% apresentaram uma melhora na potabilidade da água. A ação extensionista distribuiu mais de 1000 CDs, 5000 cartilhas e 200 revistas em quadrinhos, beneficiando mais de 110.000 usuários entre crianças, professores e funcionários. Desde a sua criação o projeto já contribuiu com a formação de 108 alunos dos cursos de biomedicina (77), farmácia (21) e odontologia (10). Conclusão: Mudanças com relação ao padrão de potabilidade das escolas beneficiadas têm sido evidenciadas a cada semestre. A elaboração de cartilhas educativas demonstrando a necessidade e o modo da limpeza das caixas d’água, principal foco de contaminação por coliformes e a descrição popular do que é um coliforme foi uma outra forma de disseminação do conhecimento aos pais, professores e gestores envolvidos neste projeto. A elaboração de um CD a ser distribuídos entre os escolares com sete canções de letra e música compostas pelos participantes do projeto visou eternizar as lições passadas e promover um maior alcance do conhecimento. Considera-se que o projeto além de ter proporcionado experiência prática, motivou o interesse dos estudantes para trabalhos sociais, integrando pesquisa, ensino e extensão à realidade diária. Ações do projeto geraram a publicação de um artigo científico, 12 trabalhos em anais de congressos, 11 Trabalhos de Conclusão de Curso e 5 Projetos de Iniciação Científica, bem como a formação cidadã de futuros profissionais.

 

Tipo: Oral

TRABALHO PREMIADO COM O PRIMEIRO LUGAR ORAL